domingo, 7 de setembro de 2008

A fuga

Se um dia me não virem aparecer
estarei de pé, numa montanha agreste
ou numa praia distante, gozando o mar,
fugido das multidões!

Se ao subir da encosta, me encontrarem
deixem-me falar, mansamente, com o vento!

Se me lobrigarem feliz, no areal molhado
deixem-me interrogar as ondas, uma a uma;
olhar alongadamente o revolto líquido salgado
e saborear os encantos sublimes da espuma.

Não me falem... Olhem-me apenas de longe.
Deixem o vento contar-me longas estórias
e o oceano desvendar-me os seus temores,
como se eu fora um livro de memórias!

Depois, já saciado, talvez despreze a solidão
ou teimarei ficar ali, só, maravilhado
distante de todos; desse jogo viciado
de estátuas móveis masturbadas de ilusão!



Lopes Martins, Literatura Actual de Almada

Sem comentários: